Receita Federal informa prazo de consulta e data de pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Confira o calendário completo.
A Receita Federal anunciou que a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 estará disponível no dia 24 de julho. O pagamento referente a este lote está agendado para o dia 31 de julho, beneficiando milhões de contribuintes.
Até o momento, já foram realizados dois pagamentos de restituição. O primeiro lote, liberado no dia 31 de maio, contemplou mais de 4,1 milhões de contribuintes. Já o segundo lote, pago no dia 30 de junho, beneficiou cerca de 5,1 milhões de contribuintes, totalizando R$ 7,5 bilhões.
O cronograma das restituições do Imposto de Renda 2023 prevê um total de cinco lotes, com a previsão de disponibilização até o dia 29 de setembro. As consultas dos contribuintes contemplados costumam ser liberadas aproximadamente uma semana antes da data prevista para o pagamento de cada lote.
Para verificar se a restituição está disponível na data da consulta, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), selecionar a opção "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, clicar em "Consultar a Restituição".
Além disso, é possível realizar uma consulta completa da situação da declaração, verificando se há pendências, por meio do extrato de processamento acessado no e-CAC. O site fornecerá informações sobre possíveis pendências encontradas e dados incorretos.
O pagamento das restituições será realizado nas contas bancárias informadas pelos contribuintes no momento da declaração. Caso ocorra algum problema e o crédito não seja efetuado, os contribuintes poderão reagendar o recebimento dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou entrar em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones disponibilizados.
Confira o calendário completo da restituição do Imposto de Renda 2023:
1º lote: consulta em 24 de maio, pagamento em 31 de maio (já pago);
2º lote: consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho (já pago);
3º lote: consulta até 24 de julho, pagamento em 31 de julho;
4º lote: consulta até 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto;
5º lote: consulta até 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro.
Os contribuintes devem ficar atentos aos prazos e realizar as consultas para garantir o recebimento da restituição de forma ágil e segura.
Fonte: Portal Contábeis